Djin SganzerlaAtriz e produtora, é co-fundadora da Lusco-fusco. Recebeu os prêmios APCA de Melhor Atriz de Cinema de 2008, Melhor Atriz no 12º Festival de Cinema Luso Brasileiro, Portugal, Melhor Atriz no Festival de Cinema de Natal e Melhor Atriz Coadjuvante no 39º Festival de Cinema de Brasília. Atua nos espetáculos da Cia. Lusco-fusco e como atriz convidada em teatro, cinema e tv. Trabalhou com diretores como Antonio Abujamra, Zé Celso Martinez Correa, Antunes Filho e Rogério Sganzerla. Em cinema atuou em mais de quinze longas metragens, entre eles: “Ralé”, de Helena Ignez, “O Prefeito ” de Bruno Safadi, “Ornamento & Crime”, produção portuguesa do Bando-a-Parte direção Rodrigo Areias, “O Gerente” de Paulo Cesar Saraceni, “Luz nas Trevas - A volta do Bandido da Luz Vermelha” de Helena Ignez, “Meu Nome é Dindi” de Bruno Safadi, “Falsa Loura” de Carlos Reichenbach, entre outros. Foi convidada a ser membro do júri de diversos festivais de cinema, como o 17º Kerala International Film Festival na Índia, 11º Festival Luso Brasileiro, Portugal, 19º Cine PE, entre outros. Especializou-se em Londres em Meisner Technique e cursou Letras na PUC-RJ.
|

CV DJIN SGANZERLA completo em PDF |
Djin Sganzerla
Atriz DRT. 1904
Recebeu o Prêmio APCA de Melhor Atriz de Cinema de 2008 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, alem dos prêmios de Melhor Atriz no 12 o Festival de Cinema Luso Brasileiro em Portugal e Melhor Atriz no 18 o Festival de Cinema de Natal pelo filme “Meu Nome é Dindi” de Bruno Safadi. Com o filme “Falsa Loura” de Carlos Reichenbach, recebeu o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no 39o Festival de Cinema de Brasília.
CINEMA – Longas Metragens
. Atua em “Ralé” de Helena Ignez. Prêmios de Melhor Direção e Trilha Sonora no Festival de Cinema de São Luiz e no Mix Brasil.
. Atua em “ O Prefeito ” de Bruno Safadi, lançamento 2016. Estréia no Festival de Locarno (2015) e Prêmio de Melhor Filme no 34º Festival Ibero-Americano no Uruguai.
. Atua em “ Ornamento & Crime”, produção portuguesa do Bando-a-Parte do diretor português Rodrigo Areias. Lançamento comercial 2016.
. Atua em “O Gerente” de Paulo Cesar Saraceni, 2014 .
. Protagonizou “Luz nas Trevas - A volta do Bandido da Luz Vermelha” de Helena Ignez e Ícaro Martins. O filme teve sua world premiere no Festival de Cinema de Locarno, Suíça, onde recebeu o Prêmio da Critica Boccalino d’Oro como Melhor Filme, além de diversos festivais internacionais e prêmios. Prêmio APCA de Melhor Roteiro, 2012;
. Atua em “As Doze Estrelas” de Luiz Alberto Pereira, 2011;
. Protagonizou “Meu Nome é Dindi” de Bruno Safadi (Prêmio de Melhor Filme no 12º Festival de Cinema Luso Brasileiro, Portugal, 2008; Prêmio de Melhor Filme Mostra de Tiradentes, 2008 e APCA de Melhor Atriz e Melhor Atriz no Fest. Luso Brasileiro para Djin Sganzerla.)
.“Falsa Loura” de Carlos Reichenbach, 2007; Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no 39º Festival de Cinema de Brasília, para Djin Sganzerla.
.“Canção de Baal” de Helena Ignez, lançamento 2012. Prêmio Ano Unno, Festival “Il Mille Occhi” em Trieste, Itália, Prêmio da Crítica de Melhor Filme e Melhor Direção de Arte, Festival de Gramado, 2009.
.“Um Lobisomem na Amazônia” de Ivan Cardoso, Diler Produções. Seleção oficial 23 ° Torino Film Festival, Itália, 2009.
. “Meu Mundo em Perigo” de José Eduardo Belmonte, 2010;
. Protagonizou "The Sleep In", de Billy Payne ( Londres 2003);
.“O Signo do Caos”, de Rogério Sganzerla, 2005. Prêmios de Melhor Direção e Montagem no Festival de Brasília. Prêmio APCA, 2006. Seleção Oficial nos Festivais de Turim, Roma, Trieste, Locarno, Paris e Fribourg – 2004/06;
.“Psychic Show” de Alice B.(Video-Arte para a exposição Jean Cocteau "Sobre o Fio do Século" - Georges Pompidou museum, Paris 2003, Europa e EUA;
.“São Jerônimo”, de Júlio Bressane (1999).
Protagonizou diversos Curtas metragens tais como:
“ Poder dos Afetos” de Helena Ignez, exibido em Locarno, 2014;” D.T.TIVE” de Fernanda do Canto, 2013; “Uma Mulher e Uma Arma” de André Dragoni, 2011; “Um Par” de Lara Lima, Seleção Oficial Festival de Rotterdam, 2011; “As Sombras” de Marco Dutra e Juliana Rojas, 2010; “Amarar”, de Emanuel Mendes (2008) e “Sonho de Menina”, de André Gaglianone (2000); “Era Arariboia um Astronauta?”, de Tetê Mattos, Menção Honrosa no Festival de Brasília (1998). Entre outros.
Em TEATRO
Atua em “A Melancolia de Pandora”, com direção de Steven Wasson e André G. Lopes, temporada SESC Belenzinho, julho/ agosto de 2016.
Protagoniza “Ilhada em Mim- Sylvia Plath”, texto Gabriela Mellão, direção André Guerreiro Lopes, SESC Pinheiros, 2014. Em 2015 e 2016 apresenta no SESC Santos, Festival Londrina, Belo Horizonte, SESC Campinas, Festival Cena Brasil Internacional, Rio de Janeiro e segunda temporada no Teatro Sérgio Cardoso.
Protagoniza a performance teatral “Avoidance” com direção e texto do inglês Jesse Ash apresentado em mais de 18 capitais mundiais em museus e galerias de arte com atores internacionais. Galeria Mendes Wood, São Paulo.
Atua em 2013 e 2014 em “O Livro da Grande Desordem e da Infinita Coerência”, baseado no livro autobiográfico “Inferno” e em fragmentos de “Um Sonho” de August Strindberg. Direção André Guerreiro Lopes, temporada SESC Santana e Teatro Cit Ecum, SP, alem de diversas unidades do SESC SP.
Atua em 2013 em “ Frank-1” de Samir Yazbek, direção Helio Cícero e Samir Yazbek, temporada SESC Santana, SP.
Atua em “O Belo Indiferente” monólogo de Jean Cocteau escrito para Edith Piaf, direção André Guerreiro Lopes e Helena Ignez, temporada no SESC Consolação, novembro de 2011 a janeiro de 2012, 12 semanas. Segunda temporada no Teatro dos Satyros e diversas apresentações nos teatros do SESC no interior da capital paulista. Temporada Rio de Janeiro, 5 semanas, Teatros Ipanema e Dulcina, agosto e setembro de 2012. Temporada em SP no CIT ECUM, em julho de 2013.
Dirige com André Guerreiro Lopes o espetáculo “Estranho Familiar”, inspirado no conto “O Espelho” de Guimarães Rosa. Vencedor dos Editais Prêmio de Incentivo ao Teatro Paulista e Myriam Muniz de Teatro.
Ágora Teatro, outubro- dezembro de 2010 e março a maio de 2011 em SP.
Atua em “Tragicomédia de um Homem Misógino”, de Evaldo Mocarzel, direção André Guerreiro Lopes, agosto/setembro de 2009, vencedor do edital do SESI SP, temporada SESI Vila Leopoldina 2009, excursionou por 14 cidades do interior de SP pela Viagem Teatral do SESI em 2010 e temporada no Ágora Teatro em 2011.
Protagoniza o espetáculo “Um Sonho” de August Strindberg, direção André Guerreiro Lopes, Sesc Av. Paulista e Teatro João Caetano, 2007. Em 2008 excursiona pelo Estado de São Paulo pela Viagem Teatral do SESI, de fevereiro a maio de 2008. Prêmio Myriam Muniz de Teatro.
Atuou nos espetáculos “Antiga”, com texto e direção de Dionísio Neto, 2001.
Atua em “Savannah Bay” de Marguerite Duras, direção de Rogério Sganzerla, excursionou o Brasil - 2000/2001.
Atua em “Cacilda”, de José Celso Martinez Corrêa, com direção do autor- Prêmio Shell de Melhor Espetáculo 2000.
Atua em “Cabaret Rimbaud – Uma Temporada no Inferno”, baseado na obra de Arthur Rimbaud, com direção de Helena Ignez, apresentado no Brasil e na Espanha - 1998/1997. Prêmio Ministério da Cultura – Funarte na Cidade.
Atua no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), dirigido por Antunes Filho - 1997.
Atua no espetáculo “O que é bom em segredo é melhor em público”, com textos de Nelson Rodrigues, dirigido por Antonio Abujamra – Rio de Janeiro 1996.
Em TV
Foi uma das protagonistas da Série “ Motel”, da HBO, direção Fabrizia Pinto, lançamento 2015.
Atuou na minissérie do Multishow, Globo Sat, “Ed Mort”, direção Eduardo Albergaria, produção Urca Filmes, 2011.
Foi convidada a apresentar o “Programa de Cinema” da TV Brasil.
Apresentou e produziu 05 programas culturais sobre Londres, "Tudo isso é Londres”, (exibido em todos os vôos da VARIG com destino Brasil/Londres, no canal a cabo SESCTV, e nos eventos culturais do British Council - 33min, Londres 2004). Seleção oficial Festival de Cinema e TV Angracine, Rio, 2004.
Protagonizou a micro-novela semanal “ Flor no Lodo” dentro do programa Tarja Preta, dirigido por Selton Mello, Globosat- Canal Brasil (2004).
ENTRE OUTROS
Foi convidada a ser Júri Oficial em festivais de cinema como 17º Kerala International Film Festival, Índia, 11º Festival Luso Brasileiro, Portugal e diversos festivas no Brasil.
Fez o curso de formação de um ano de História do Cinema Clássico e Moderno com Inácio Araújo, critico da Folha de SP, 2013
Curso de Critica de Cinema, com Inácio Araújo e Sergio Alpendre, 2014
Há 5 anos faz aula de canto com Eliete Negreiros.
Em 2001/2003 realiza uma viagem de aprimoramento para Londres, onde aprofundou-se em "Meisner Technique", técnica de interpretação para cinema e teatro com o americano Scott Williams, além de diversos cursos na área acompanhados de aulas de dança e canto.
Atriz DRT. 1904
Recebeu o Prêmio APCA de Melhor Atriz de Cinema de 2008 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, alem dos prêmios de Melhor Atriz no 12 o Festival de Cinema Luso Brasileiro em Portugal e Melhor Atriz no 18 o Festival de Cinema de Natal pelo filme “Meu Nome é Dindi” de Bruno Safadi. Com o filme “Falsa Loura” de Carlos Reichenbach, recebeu o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no 39o Festival de Cinema de Brasília.
CINEMA – Longas Metragens
. Atua em “Ralé” de Helena Ignez. Prêmios de Melhor Direção e Trilha Sonora no Festival de Cinema de São Luiz e no Mix Brasil.
. Atua em “ O Prefeito ” de Bruno Safadi, lançamento 2016. Estréia no Festival de Locarno (2015) e Prêmio de Melhor Filme no 34º Festival Ibero-Americano no Uruguai.
. Atua em “ Ornamento & Crime”, produção portuguesa do Bando-a-Parte do diretor português Rodrigo Areias. Lançamento comercial 2016.
. Atua em “O Gerente” de Paulo Cesar Saraceni, 2014 .
. Protagonizou “Luz nas Trevas - A volta do Bandido da Luz Vermelha” de Helena Ignez e Ícaro Martins. O filme teve sua world premiere no Festival de Cinema de Locarno, Suíça, onde recebeu o Prêmio da Critica Boccalino d’Oro como Melhor Filme, além de diversos festivais internacionais e prêmios. Prêmio APCA de Melhor Roteiro, 2012;
. Atua em “As Doze Estrelas” de Luiz Alberto Pereira, 2011;
. Protagonizou “Meu Nome é Dindi” de Bruno Safadi (Prêmio de Melhor Filme no 12º Festival de Cinema Luso Brasileiro, Portugal, 2008; Prêmio de Melhor Filme Mostra de Tiradentes, 2008 e APCA de Melhor Atriz e Melhor Atriz no Fest. Luso Brasileiro para Djin Sganzerla.)
.“Falsa Loura” de Carlos Reichenbach, 2007; Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no 39º Festival de Cinema de Brasília, para Djin Sganzerla.
.“Canção de Baal” de Helena Ignez, lançamento 2012. Prêmio Ano Unno, Festival “Il Mille Occhi” em Trieste, Itália, Prêmio da Crítica de Melhor Filme e Melhor Direção de Arte, Festival de Gramado, 2009.
.“Um Lobisomem na Amazônia” de Ivan Cardoso, Diler Produções. Seleção oficial 23 ° Torino Film Festival, Itália, 2009.
. “Meu Mundo em Perigo” de José Eduardo Belmonte, 2010;
. Protagonizou "The Sleep In", de Billy Payne ( Londres 2003);
.“O Signo do Caos”, de Rogério Sganzerla, 2005. Prêmios de Melhor Direção e Montagem no Festival de Brasília. Prêmio APCA, 2006. Seleção Oficial nos Festivais de Turim, Roma, Trieste, Locarno, Paris e Fribourg – 2004/06;
.“Psychic Show” de Alice B.(Video-Arte para a exposição Jean Cocteau "Sobre o Fio do Século" - Georges Pompidou museum, Paris 2003, Europa e EUA;
.“São Jerônimo”, de Júlio Bressane (1999).
Protagonizou diversos Curtas metragens tais como:
“ Poder dos Afetos” de Helena Ignez, exibido em Locarno, 2014;” D.T.TIVE” de Fernanda do Canto, 2013; “Uma Mulher e Uma Arma” de André Dragoni, 2011; “Um Par” de Lara Lima, Seleção Oficial Festival de Rotterdam, 2011; “As Sombras” de Marco Dutra e Juliana Rojas, 2010; “Amarar”, de Emanuel Mendes (2008) e “Sonho de Menina”, de André Gaglianone (2000); “Era Arariboia um Astronauta?”, de Tetê Mattos, Menção Honrosa no Festival de Brasília (1998). Entre outros.
Em TEATRO
Atua em “A Melancolia de Pandora”, com direção de Steven Wasson e André G. Lopes, temporada SESC Belenzinho, julho/ agosto de 2016.
Protagoniza “Ilhada em Mim- Sylvia Plath”, texto Gabriela Mellão, direção André Guerreiro Lopes, SESC Pinheiros, 2014. Em 2015 e 2016 apresenta no SESC Santos, Festival Londrina, Belo Horizonte, SESC Campinas, Festival Cena Brasil Internacional, Rio de Janeiro e segunda temporada no Teatro Sérgio Cardoso.
Protagoniza a performance teatral “Avoidance” com direção e texto do inglês Jesse Ash apresentado em mais de 18 capitais mundiais em museus e galerias de arte com atores internacionais. Galeria Mendes Wood, São Paulo.
Atua em 2013 e 2014 em “O Livro da Grande Desordem e da Infinita Coerência”, baseado no livro autobiográfico “Inferno” e em fragmentos de “Um Sonho” de August Strindberg. Direção André Guerreiro Lopes, temporada SESC Santana e Teatro Cit Ecum, SP, alem de diversas unidades do SESC SP.
Atua em 2013 em “ Frank-1” de Samir Yazbek, direção Helio Cícero e Samir Yazbek, temporada SESC Santana, SP.
Atua em “O Belo Indiferente” monólogo de Jean Cocteau escrito para Edith Piaf, direção André Guerreiro Lopes e Helena Ignez, temporada no SESC Consolação, novembro de 2011 a janeiro de 2012, 12 semanas. Segunda temporada no Teatro dos Satyros e diversas apresentações nos teatros do SESC no interior da capital paulista. Temporada Rio de Janeiro, 5 semanas, Teatros Ipanema e Dulcina, agosto e setembro de 2012. Temporada em SP no CIT ECUM, em julho de 2013.
Dirige com André Guerreiro Lopes o espetáculo “Estranho Familiar”, inspirado no conto “O Espelho” de Guimarães Rosa. Vencedor dos Editais Prêmio de Incentivo ao Teatro Paulista e Myriam Muniz de Teatro.
Ágora Teatro, outubro- dezembro de 2010 e março a maio de 2011 em SP.
Atua em “Tragicomédia de um Homem Misógino”, de Evaldo Mocarzel, direção André Guerreiro Lopes, agosto/setembro de 2009, vencedor do edital do SESI SP, temporada SESI Vila Leopoldina 2009, excursionou por 14 cidades do interior de SP pela Viagem Teatral do SESI em 2010 e temporada no Ágora Teatro em 2011.
Protagoniza o espetáculo “Um Sonho” de August Strindberg, direção André Guerreiro Lopes, Sesc Av. Paulista e Teatro João Caetano, 2007. Em 2008 excursiona pelo Estado de São Paulo pela Viagem Teatral do SESI, de fevereiro a maio de 2008. Prêmio Myriam Muniz de Teatro.
Atuou nos espetáculos “Antiga”, com texto e direção de Dionísio Neto, 2001.
Atua em “Savannah Bay” de Marguerite Duras, direção de Rogério Sganzerla, excursionou o Brasil - 2000/2001.
Atua em “Cacilda”, de José Celso Martinez Corrêa, com direção do autor- Prêmio Shell de Melhor Espetáculo 2000.
Atua em “Cabaret Rimbaud – Uma Temporada no Inferno”, baseado na obra de Arthur Rimbaud, com direção de Helena Ignez, apresentado no Brasil e na Espanha - 1998/1997. Prêmio Ministério da Cultura – Funarte na Cidade.
Atua no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), dirigido por Antunes Filho - 1997.
Atua no espetáculo “O que é bom em segredo é melhor em público”, com textos de Nelson Rodrigues, dirigido por Antonio Abujamra – Rio de Janeiro 1996.
Em TV
Foi uma das protagonistas da Série “ Motel”, da HBO, direção Fabrizia Pinto, lançamento 2015.
Atuou na minissérie do Multishow, Globo Sat, “Ed Mort”, direção Eduardo Albergaria, produção Urca Filmes, 2011.
Foi convidada a apresentar o “Programa de Cinema” da TV Brasil.
Apresentou e produziu 05 programas culturais sobre Londres, "Tudo isso é Londres”, (exibido em todos os vôos da VARIG com destino Brasil/Londres, no canal a cabo SESCTV, e nos eventos culturais do British Council - 33min, Londres 2004). Seleção oficial Festival de Cinema e TV Angracine, Rio, 2004.
Protagonizou a micro-novela semanal “ Flor no Lodo” dentro do programa Tarja Preta, dirigido por Selton Mello, Globosat- Canal Brasil (2004).
ENTRE OUTROS
Foi convidada a ser Júri Oficial em festivais de cinema como 17º Kerala International Film Festival, Índia, 11º Festival Luso Brasileiro, Portugal e diversos festivas no Brasil.
Fez o curso de formação de um ano de História do Cinema Clássico e Moderno com Inácio Araújo, critico da Folha de SP, 2013
Curso de Critica de Cinema, com Inácio Araújo e Sergio Alpendre, 2014
Há 5 anos faz aula de canto com Eliete Negreiros.
Em 2001/2003 realiza uma viagem de aprimoramento para Londres, onde aprofundou-se em "Meisner Technique", técnica de interpretação para cinema e teatro com o americano Scott Williams, além de diversos cursos na área acompanhados de aulas de dança e canto.